erros surfistas principiantes

Top 5 dos erros mais comuns em surfistas principiantes

22/04/2022

Aprender a surfar não é pera doce. Muitas vezes, os principiantes cometem erros que poderiam ser facilmente evitados. O mais fácil é começar a aprender o desporto numa escola de surf. No entanto, mesmo depois de algumas aulas, há sempre erros que ficam por corrigir. Estes são, por exemplo, os cinco erros mais frequentes nos surfistas principiantes:

1) Não escolher as condições certas

Aprende a escolher as condições e o pico indicados para ti. Quando começas a surfar, não precisas de procurar ondas perfeitas de 1,5 m. Pelo contrário: quanto mais pequenas forem as ondas, melhor. Assim vais poder concentrar-te mais na tua técnica, em vez de surfares na espuma ou de gastares muita energia a nadar contra a corrente.

2) Não fazer take-off no momento certo

erros surfistas principiantes

Um erro muito comum entre os principiantes é não saber qual o momento certo para fazer take-off. Não podemos esquecer-nos que o surf é, essencialmente, uma forma de “escorregar” pelas ondas. Por isso devemos esperar pela sensação de que a vaga nos empurra antes de nos levantarmos, caso contrário a onda deixa-nos para trás. Ao sentir que avançamos com a corrente, e só então, podemos fazer take-off na crista da onda. Não em baixo, mas sim em cima, na crista, pois é aí que vamos ganhar a velocidade que nos ajudará a percorrer o resto da onda. 

3) Olhar para os pés

Este é talvez o erro mais clássico, e também o mais difícil de corrigir. Surfar é como conduzir: devemos olhar para a estrada, e não para o volante!

É muito importante corrigir este erro o mais cedo possível para evitar perder a onda e/ou cair. Olha para onde te queres dirigir!

4) Não ter o material adequado

deeply promocode

É essencial ter o material adequado para poder desfrutar do mar e, assim, progredir corretamente. No início, quanto mais volume, melhor. Com pranchas grandes poderás apanhar mais ondas e, assim, aprender mais rápido. Numa sessão, o tempo de deslizamento nas ondas é bastante limitado e por isso é preciso otimizar esses momentos com uma prancha de maior volume.

> Vê como escolher a tua primeira prancha aqui
> Encontra pranchas em segunda-mão aqui
> Conhece as pranchas de espuma da Decathlon aqui

Vestir o fato indicado é igualmente importante, para que possas permanecer quente mantendo toda a liberdade de movimentos. Recomendamos a marca portuguesa Deeply, que produz equipamentos brutais e com quem conseguimos o código de promoção de -10%: BORASURFAR.

> Lê o nosso teste de equipamento dos fatos da Deeply

5) Não respeitar as prioridades dentro de água

regras surf

Quando começamos a surfar é possível que não conheçamos as regras de prioridade, e isso pode causar problemas dentro de água. O surf tem fama de ser um desporto muito relaxado, devido ao estereótipo normalmente atribuído aos surfistas. Contudo, dentro de água as coisas são muitas vezes diferentes. Aconselhamos-te veemente a ler o nosso artigo sobre o que deves saber antes de começar a surfar, para poderes ter a melhor experiência possível dentro de água, e com toda a segurança.

Acima de tudo, o mais importante é divertir-se. O melhor surfer dentro de água é o que curte mais! Bom surf para todos!

Partilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Blog
Últimos artigos

O que queres vender?

Dá uma segunda vida ao teu equipamento de surf. 

Prancha de surf

Fatos de surf

Equipamentos

Anúncios em segunda mão

Todos os anúncios de equipamento de surf em segunda mão

Pranchas de surf

Shortboard

Longboard

Mini-malibu

Prancha de espuma

Fatos de surf

Acessórios

Profissionais

Encontra os profissionais para melhorar a tua vida de surfista.

Escolas de surf

Shapers

Aluguer de pranchas

Surfcoachs

Surfshops

Surfcamps