regras surf

Tudo o que deves saber para começar a surfar

03/02/2022

Conhecer as regras de segurança no surf é fundamental para garantir não só a diversão do surfista, mas também a evolução do mesmo.

O surf é um desporto complexo, e a ética dentro de água é essencial para um bom ambiente entre o crowd. Dentro da comunidade surfística criaram-se regras que promovem o respeito, a educação, e principalmente a segurança de todos os praticantes dos desportos de ondas.

Aprender as “leis” do surf não é fácil. Não é algo que se explique quando vais comprar a primeira prancha, ou que te ensinam quando vais surfar a primeira vez.

Com o tempo, os surfistas começam a entender as regras, uns através da partilha de conhecimento entre amigos, outros, aprendem com o erro. Aprender no momento não é a melhor solução, por isso, enumeramos algumas das regras fundamentais, as quais todo o surfista precisa saber antes de começar a surfar.

Compreender as condições do mar

O fator mais importante antes de qualquer passo no surf, é conhecermo-nos e saber identificar nosso nível. Seja antes de comprar uma prancha, uma surf trip, ou escolher o pico onde vamos surfar.

 

Identificar o nosso nível de surf pode não ser fácil. É um processo de introspeção onde temos de ser humildes. Devemos avaliar a nossa experiência, o nível de surf e a capacidade física. Perguntar a um amigo experiente é o ideal.

Utilizaremos como exemplo um surfista da região de Lisboa. Imaginemos um dia com uma ondulação de 2m, de oeste, sem vento, e com um período alto, as ondas vão estar incríveis. Mas apenas para quem tem alto nível. Nestes dias, um iniciado deverá procurar locais mais abrigados, praias como a Fonte da Telha, Praia da Torre, ou até mesmo Caxias, seriam a melhor opção. Porém, se tens um nível avançado, Ericeira, Praia Grande, ou até mesmo Carcavelos são as opções mais lógicas.

Ainda assim, a ondulação não é o único fator importante. Correntes, agueiros e o tipo de onda/fundo, são primordiais. Ribeira d’Ilhas, por exemplo, parece ser uma onda ótima para um surfista iniciado ou intermédio. A onda é perfeita, e tem um canal, porém, quando entramos no mar a corrente é fortíssima, e é comum vermos surfistas iniciados a serem arrastados para as pedras.

A recomendação que fica é, deves analisar e perguntar. Não deve existir vergonha em perguntar como é determinado pico, até porque, a melhor forma de conhecer a onda é falando, e ouvindo o que um surfista local, mais experiente, tem a dizer sobre o pico.

Shaun Tomson, ex-campeão mundial, sul africano, escreveu um livro onde enumerava 12 ensinamentos que qualquer surfista deve seguir. No seu livro “Surfers Code”, refere a 6ª regra “Olharei sempre pelos outros surfistas”, a partilha de conhecimento, e entreajuda entre surfistas é essencial. A responsabilidade perante o outro é fulcral no nosso desporto.

Como entrar no mar

Depois de perceber como funciona determinada praia, é o momento de entrar no mar.

Citando mais uma vez Shaun Tomson, “Remarei sempre à volta da zona de impacto”. Para não atrapalhar a onda de alguém, o surfista deve sempre entrar fora do pico. Caso não exista canal, deves entrar afastado do crowd.

Depois de finalizares uma onda é normal que em algum momento estejas no lugar errado, e fiques na frente de alguém que vem na onda de trás. Neste caso, o que deves fazer é remar em direção à espuma, evitando interferir na onda do outro.

Como funcionam as regras de prioridades?

regras surf

Já no outside, é quando implementamos as principais regras de prioridade do surf. A regra mais importante é respeitar. É importante relembrar que todos os surfistas vestiram o fato, todos se deslocaram até à praia, tudo, para se divertirem e apanharem uma onda. E por isso, todos têm o direito de apanhar ondas boas.

Existe uma regra básicas no surf. Quem está mais perto da zona do drop, junto à primeira rebentação da onda, tem a prioridade. Este surfista costuma ser o que está mais tempo à espera para apanhar uma onda. E por isso, quando chegas ao pico, não deves “dar a volta” ao outro surfista, mas sim, ficar do lado, à espera da tua vez. Isto não quer dizer que não possas apanhar ondas enquanto o outro tem prioridade. Porém, o surfista que está à espera pode escolher a onda que quer ir.

O ponto essencial é comunicar. Dizer que vais na onda, se vais para a esquerda ou para a direita, é fundamental para evitar dropinagens.

Para terminar, quando estás a remar para a onda, e dizes que vais apanhar, vai. “Total compromisso na hora de dropar: Coragem, foco e determinação”. É o terceiro mandamento de Shaun Tomson.

Resumindo, analisa, espera pela tua vez, comunica e compromete-te.

Escolher o material adequado

prancha surf de espuma

A escolha de material adequado é outro fator fundamental para a tua diversão e evolução dentro de água. Ter uma prancha que se adequa ao teu nível dá, o conforto e confiança extra no momento de dropar.

Aos iniciantes, por exemplo, o recomendado é utilizar pranchas de espuma. O facto de terem, geralmente, mais volume, vai dar mais controlo e estabilidade. O risco de te aleijares também é bastante reduzido, já para não dizer que este tipo de pranchas são pura diversão.

Para perceberes qual o tipo de prancha que deves utilizar, temos um artigo no qual explicamos “como escolher a tua primeira prancha de surf”.

Fica a nota final, independentemente do material que utilizares, nunca deves largar prancha quando estás a remar para o outside. Isto porque, uma prancha solta representa imenso perigo para os surfistas que te rodeiam.

> Ver as pranchas de espuma usadas
> Ver as pranchas de espuma da Decathlon

Concluindo

Esta partilha de conhecimentos deve ser alargada, especialmente tendo em conta o crescimento significativo que o surf tem tido nos últimos anos.

Os praticantes ocasionais, aqueles que alugam o material para surfar de vez em quando, e que infelizmente, sem terem culpa, vão para o mar sem conhecer as regras, é para estes que o artigo se direciona.

Caso sejas mais experiente, é muito provável que tenhas estado em situações indesejadas, para evitar que volte a acontecer, o pedido que fica é que partilhes este conhecimento com amigos que estejam a aprender a surfar.

Partilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Blog
Últimos artigos

O que queres vender?

Dá uma segunda vida ao teu equipamento de surf. 

Prancha de surf

Fatos de surf

Equipamentos

Anúncios em segunda mão

Todos os anúncios de equipamento de surf em segunda mão

Pranchas de surf

Shortboard

Longboard

Mini-malibu

Prancha de espuma

Fatos de surf

Acessórios

Profissionais

Encontra os profissionais para melhorar a tua vida de surfista.

Escolas de surf

Shapers

Aluguer de pranchas

Surfcoachs

Surfshops

Surfcamps